Você se casou há pouco tempo e ainda está organizando a nova rotina de recém-casada? Já sabe que pode sempre contar com a gente, não é verdade? Nossa dica de hoje é montar uma mini horta em casa, perfeita para uma vida mais saudável e gostosa. Engana-se quem pensa que vai dar trabalho e precisa de muito espaço 😉

03 horta na cozinha

Cultivar uma horta em casa é uma forma de melhorar seus hábitos alimentares e não é mais um privilégio de quem tem grandes quintais. Varandas, áreas de serviço ou jardineiras de apartamento são ótimos espaços para você começar. Além disso, o contato com o verde decora o ambiente e retoma nossos laços com a natureza. Sua casa nova vai ficar mais aconchegante!

Cactos e suculentas são sempre super bem-vindos! Eles não precisam de muita água e se adaptam facilmente a suportes pequenos. É necessário regá-los apenas uma vez por semana. Mas se o seu objetivo é cultivar temperinhos, uma horta vertical vai ser ideal. Veja nossas dicas:

02 cactos e suculentas

04 sol na horta

1) Preste atenção quando for definir o local em que seus vasos vão ficar. É importante que bata sol de três a quatro horas por dia.

2) Os itens mais cultivados em uma horta em casa são: salsinha, manjericão, hortelã, orégano, boldo, erva-doce, melissa e alecrim. Além de garantirem um toque especial aos seus pratos do dia a dia, decoram a casa e exalam aromas super agradáveis. Escolha aqueles que você tem mais costume de usar na cozinha!

04 temperos em casa

3) Escolha as mudas ao invés de sementes, pois assim poderá colher mais rápido e o cultivo será mais fácil.

4) Prepare o vaso colocando argila expandida ou outro material de drenagem no fundo do vaso, adicionando por cima a manta e em seguida o substrato. Para plantar, faça um buraco no substrato, retire a muda do saquinho com cuidado e coloque-a na terra. Em seguida cubra até a altura da base e regue.

passo-a-passo-vaso_mini

5) Não adianta colocar muitas espécies juntas: é preciso verificar o manejo correto de cada planta e fazer combinações que funcionam, pois há espécies que precisam de mais sol e outras de mais sombra:

– Hortelã, orégano, erva-cidreira e manjericão são ideais para ambientes com pouca luz

– Alecrim, tomilho e sálvia precisam de ambiente com bastante luminosidade

06 horta caseira

6) Regue sua horta todas as manhãs, deixando o solo apenas umedecido e não encharcado!

7) Você deve colher os temperos regularmente e estar atenta contra pragas e doenças que podem atacar suas plantinhas. Adubar a terra uma vez por mês é recomendado e eficaz.

8) Se você tem animais de estimação, opte pelas hortas suspensas em paredes, bancadas ou grades.

horta vertical

9) Invista em um pequeno kit de ferramentas de jardinagem que vão facilitar o manejo das plantinhas. Alguns kits em miniatura são realmente uma graça!

Kit para horta em casa

10) Para decorar, solte a criatividade! Diferentes suportes para as plantas dão charme e decoram a sua casa. Caixotes de madeira, caixas de vinho ou pallets podem ser seus grandes aliados na organização. Latinhas antigas e louças delicadas também deixam tudo ainda mais lindo. Reaproveitar materiais é charmoso e te ajuda a criar um cantinho com personalidade e alto-astral.

 

Passo-a-passo para fazer um suporte para jardim vertical de garrafa pet:

– garrafas pet
– tesoura
– barbante
– terra e planta que escolher

Corte a lateral das garrafas, todas do mesmo tamanho. Em seguida, faça quatro furos nas garrafas para poder passar o barbante e não se esqueça de dar um nó após passá-lo. Faça um último furo na parte de baixo da garrafa, para ajudar a não acumular água, e prenda na parede.

jardin-verticais-casa_0006 jardin-verticais-casa_0007

Com certeza esse cantinho verde vai se tornar um lugar especial para você e o seu amor compartilharem bons momentos 🙂 Para ver outras dicas para recém-casados, clique aqui.

hortacaseira

Desenvolvido por WD Sites - Criação de Sites!